Cursos gratuitos de empreendedorismo para bibliotecários






De acordo com Tonelli (1997) o termo empreendedorismo teve sua origem na França, no século XVI, na caracterização dos homens que coordenavam operações militares. Posteriormente, o termo começou a ser utilizado naquele país para as pessoas que se associavam aos proprietários de terras e trabalhos assalariados. Tal termo era adotado, também, para denominar outros aventureiros, tais como construtores de pontes, empreiteiros de estradas ou arquitetos.  

Já o movimento do empreendedorismo no Brasil, segundo Dornelas (2005), começou na década de 90 quando entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Anteriormente a essa data,  praticamente não se discutia esse assunto.

Para Drucker (1987) indivíduos que precisam contar com a certeza, é impossível que sejam bons empreendedores e elenca algumas características comuns aos empreendedores:

 •Capacidade de delegar
•Procurar sempre inovação
•Adaptar-se facilmente às mudanças
•Capacidade de decisão rápida e objetiva. 

 No Brasil, no campo da biblioteconomia, o empreendedorismo ainda não é muito difundido, contudo vem passando por várias transformações. Com o desenvolvimento das novas tecnologias os ganhos de tempo, de custo e de produtividade cresceram assustadoramente. Artigos científicos, por exemplo, chegam ao redor do mundo em um piscar de olhos.  

Assim, considerando a importância da informação para qualquer atividade humana, o empreendedorismo na biblioteconomia encontra-se em condições favoráveis para ascender. Entretanto, o bibliotecário e/ou profissional da informação deve buscar alternativas por novos campos de atuação no mercado de trabalho. Desse modo, além da competência técnica tradicional, é importante que esse profissional invista na sua formação para o desenvolvimento de capacidades tecnológicas, gerenciais, pessoais e interpessoais.

No relato de Wang (1988) a informação tecnológica pode ser a maior ferramenta dos tempos modernos, mas é o julgamento de negócios dos humanos que a faz poderosa.

REFERÊNCIAS

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

 DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1987.

TONELLI, A.  Elaboração de uma metodologia de capacitação aplicada ao estudo das características comportamentais dos empreendedores .1997. 147f. Dissertação (Mestrado) - Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1997. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/77229/109991.pdf?sequence=1&isAllowed=y >. Acesso em: 04 jan. 2017.

WANG, Charles B. Um Guia para Profissionais e Executivos Dominarem a Tecnologia e a Internet. Tradução de Maria Wolf e Miguel Cabrera. São Paulo: Makron Books, 1988.

SUGESTÃO DE CURSOS OFERECIDOS 

Centro Paula Sousa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

Site: http://www.cps.sp.gov.br/quem-somos/secretaria-de-desenvolvimento.asp

O curso Modelagem de Negócios, lançado recentemente, aborda temas relacionados ao empreendedorismo e à criação de startups. A iniciativa é uma parceria com a Rede Inova São Paulo e a Agência de Inovação da Unicamp. O curso é desenvolvido em dez aulas on-line de 15 minutos cada e as inscrições podem ser feitas pela Internet.

Introdução à Propriedade Intelectual, elaborado pela Inova Unicamp, e Avaliação de Tecnologias, em parceria com a Unesp, são os outros dois cursos à distância disponíveis em plataforma digital. Os cursos são voltados para a formação de pessoal na área de gestão de propriedade intelectual de núcleos de inovação tecnológica.

As inscrições devem ser feitas pela Internet e podem ser iniciados a qualquer momento pelos participantes.


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Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

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