Sobre o Blog





Este blog, inicialmente, possuía a finalidade de coletar, selecionar e compartilhar notícias e eventos científicos, divulgar bases de dados e periódicos eletrônicos disponíveis para pesquisas, lançamentos de livros, publicação de vídeos e outras fontes de informação de interesse para a pesquisa científica, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

Ao longo do tempo, a necessidade de (re)pensar o papel do bibliotecário e do cientista da informação na pesquisa científica e refletir sobre o seu “significado” para o estudante universitário e para a sociedade, levaram este espaço a ampliar seus objetivos, aproximando os problemas técnico-científicos dos debates sobre “como planejar uma pesquisa” a partir da atividade de “mediação da informação” conduzida pelo bibliotecário.

Atualmente, todos nós estamos nos defrontando com diversos desafios para reter e dominar o volume de informações geradas, o qual apresenta um crescimento vertiginoso e contínuo, em destaque a internet. E a informação, cada vez mais, constitui-se em ferramenta básica em qualquer área do conhecimento, um dos bens de maior valor da nossa sociedade.

Recuperar e usar a informação com eficácia e eficiência requer sistematização e competência. Para a recuperação da informação são exigidos planejamento e estratégias de busca motivadas pelo alcance dos objetivos na solução do problema da pesquisa, competência para o uso das tecnologias da informação e o acompanhamento de todo o processo.

Assim, o Blog Pesquisa em Ação é hoje, além de apresentar temas sobre Normas Bibliográficas (ABNT, VANCOUVER, APA etc.) para a elaboração e formatação de trabalhos acadêmicos, o espaço versará sobre os mais variados assuntos os quais  poderão contribuir para a formação e o trabalho dos bibliotecários e dos profissionais ligados à informação.


Rosy Oliveira - CRB6/2083
Mestranda em Ciência da Informação (UFMG)
Especialista em Informática em Educação (UFLA)
Bacharel em Biblioteconomia – Ênfase em Gestão da Informação (UFMG)


    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook