Modelos matemáticos ajudam a prever propagação de doenças - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (USP)


A forma como um vídeo se viraliza na internet ou como uma doença se dissemina por diversos locais do mundo apresenta uma característica em comum: uma conexão em forma de rede permite que tanto o vídeo quanto a doença se propaguem. Na matemática, essa conexão em rede é chamada de sistemas complexos. E analisar esses sistemas para avaliar como é feita a propagação de uma informação ou a disseminação de uma epidemia é o objetivo de um grupo de pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O projeto, intitulado Modelagem de processos dinâmicos em redes complexas, é coordenado pelo professor Francisco Rodrigues, do ICMC. Cinco alunos estão envolvidos na pesquisa, que começou em 2013. Estatística, inteligência computacional, física e engenharia são algumas das áreas abordadas pelo grupo [...]

Leia mais: http://www.usp.br/agen/?p=225587
Compartilhe no Google Plus

Sobre Rosy Oliveira (Bibliotecária da Biblioteca Pública de Sao Joao del-Rei

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar pelo Blogger
    Comentar pelo Facebook

0 comentários:

Postar um comentário