No Brasil, o ensino da Sociologia nas redes
pública e privada concentra o maior número de professores atuando na área sem
formação adequada. A informação vem da análise de indicadores do
CultivEduca/UFRGS, uma ferramenta online que compila dados estatísticos de
formação de professores de Educação Básica de todo o Brasil, por município, por
escola e por sala de aula. A plataforma, construída pelo Centro de Formação de
Professores (FORPROF/UFRGS), foi lançada durante a 1ª Reunião Aberta do Fórum
Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (FEPAD/RS), que ocorreu durante
esta manhã, dia 3, no Auditório Paulo Freire, do Centro Administrativo do
Estado.
A reunião do FEPAD/RS se propõe a apresentar
produções de recursos educacionais abertos e dar continuidade ao debate da
formação dos professores da Educação Básica com vistas à pesquisa e ao
planejamento do Plano Estratégico do RS.
A solenidade de abertura teve presença do
secretário adjunto da SEDUC-RS, Luís Antônio Alcoba; do reitor em exercício da
UFRGS, Rui Vicente Oppermann; do Pró-Reitor de Graduação da UFRGS, Sérgio
Franco; da diretora do Departamento Pedagógico da SEDUC-RS, Márcia Coiro; além
da professora Marie Jane Carvalho, Coordenadora do FORPROF-UFRGS.
O reitor em exercício da UFRGS destacou a
importância de ser ter ferramentas apropriadas para fazer a gestão em Educação.
“O CultivEduca é uma ferramenta de importância muito grande para todo os
municípios do Brasil, para as escolas, para os secretários de educação,
diretores e professores. Não vejo como fazer planejamento e gestão em Educação
sem ter acesso a essas informações tão completas sobre a formação docente”,
avaliou Oppermann.
Os dados da plataforma CultivEduca/UFRGS podem ser acessados no site http://cultiveduca.ufrgs.br/.
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